Notícias/Agenda

CADERNETA DIGITAL | O Barreiro trocado para miúdos

Ao serviço das pessoas, o Espaço Memória da Câmara Municipal do Barreiro reúne um conjunto de recursos e estratégias nas áreas da memória, do património, da cultura, da educação e das novas tecnologias. A última novidade que promete envolver a comunidade educativa de forma a recriar a memória e a cultura locais chama-se ‘Caderneta Digital’.

Ecológica, divertida, dinâmica e educacional esta ferramenta da Colara – Coleções Digitais -, estimula os utilizadores numa rápida troca de cromos de forma fácil, segura e gratuita, ao mesmo tempo que utiliza novas tecnologias da informação para veicular conhecimentos sobre a história do nosso concelho.

Mas esta Caderneta também pode ser acedida por pais e filhos uma vez que numa lúdica interação geracional permite que os cromos sejam ‘colecionados’ por toda a família, sem restrição de idades.

A junção dos dois mundos – o físico e o digital – foi conseguida pela empresa Edigma que forneceu todo o suporte tecnológico onde ‘corre’ a ferramenta. Ileana Rovetta, uma reconhecida ilustradora que vende e expõe o seu trabalho, um pouco por todo o mundo, assina o design desta Caderneta.

E porque a aposta consiste no aumento da interação com os visitantes, também a Biblioteca Municipal do Barreiro, nas suas salas – Infantil e Juvenil – disponibiliza ao público a história do Barreiro ‘trocada’ para miúdos. Experimente. Venha aceder a esta nova plataforma.

Recorde-se que «Barreiro Memória e Futuro» foi uma ‘marca’ para o Património material e imaterial da cidade, lançada em 2015, pelo Município do Barreiro.
Esta perspetiva de democratização do acesso a ferramentas tecnológicas surgiu como resultado da candidatura «Uma Memória e Um Futuro para o Barreiro – Reforço e Promoção da Identidade Territorial» levada a cabo pela Autarquia do Barreiro e aprovada no âmbito do Programa Operacional Regional de Lisboa do Quadro de Referência Estratégico Nacional – QREN.

21 Fev 2017

Registar