ESPAÇO MEMÓRIA | Sons do Arco Ribeirinho Sul

Projeto

Projeto

O projeto “SONS DO ARCO RIBEIRINHO SUL” está integrado no OUT.FEST – Festival Internacional de Música Exploratória do Barreiro, e pretende, através de uma abordagem artística baseada no Som, contribuir para a preservação e a consciencialização do património material e imaterial, ecológico e urbano do Sapal de Coina, Mata da Machada e Frente Ribeirinha do Barreiro.

É de extrema importância o estabelecimento de uma associação efetiva entre o caráter experimental e inovador da música, por via da nossa programação, e a capacidade de transpor esse mesmo espírito para ações de sensibilização junto dos valores patrimoniais do concelho. 

Pretendemos estender essa associação, após a inclusão feita em anteriores edições do OUT.FEST, de algum do património arquitetónico e cultural do concelho, ao património ambiental e ao processo de requalificação do mesmo, atualmente em curso.

A concretização deste projeto possibilitará a formação de um arquivo patrimonial original (através de sons) ao dispor de todas as gerações futuras.

O “SONS DO ARCO RIBEIRINHO SUL” será uma tradução criativa e cultural das importantes mudanças que atualmente tomam forma ao longo da área rural, urbana e de toda a frente ribeirinha do concelho do Barreiro (e do respetivo Estuário do Tejo no qual se enquadra) e pretende, para tal, contar com o apoio de todas as entidades envolvidas nesse processo.

O projeto compreenderá, ao longo da sua duração, uma residência artística, a criação de um arquivo sonoro, a realização de workshops e sessões de gravação abertas a alunos das escolas do concelho, e a produção de um filme documental. 

Acompanhe, neste site, as novidades e o desenvolvimento desta iniciativa de caráter único.


Site do Projeto

Print
Registar