ESPAÇO MEMÓRIA | Rota do Trabalho e da Indústria

Apresentação

Do Campo Arqueológico da Mata da Machada ao complexo industrial – dê início à viagem

Com a criação da Rota do Trabalho e da Indústria do Barreiro queremos divulgar o importante conjunto patrimonial existente no Concelho e promover o conhecimento de todos os lugares de produção que, ao longo de vários séculos, permitiram o desenvolvimento barreirense aos níveis regional e nacional.

A Rota do Trabalho e da Indústria do Barreiro abrange, por isso, áreas de diversa índole produtiva e estende-se desde o Campo Arqueológico da Mata da Machada com os fornos de cerâmica, aos Reais Fornos de Vale de Zebro, passa pela Real Fábrica de Espelhos e Vidros Cristalinos de Coina, segue pelo conjunto moageiro, pela indústria naval da Telha, vai ao caminho-de-ferro, às corticeiras, e ao complexo industrial da CUF, que iria transformar o Barreiro num dos principais núcleos industriais da Península Ibérica. 

Para que seja possível atingir, plenamente, os objetivos traçados com a criação desta Rota, a Autarquia encetará esforços para a recuperação de alguns destes espaços, no sentido de os tornar visitáveis e facilitar a sua interpretação. Para este efeito serão criadas parcerias com todos os que possam colaborar para o sucesso deste importante projeto, ou mesmo beneficiar dele no futuro.




Consulte Aqui a brochura da Rota Trabalho e Indústria Barreiro

Print
Registar