ESPAÇO MEMÓRIA | Investigação

Um Centro de Investigação

O Espaço Memória assume-se como um ponto de encontro entre o passado e futuro.

Dadas as características históricas e culturais da Cidade do Barreiro, o Município foi-se dotando, ao longo dos tempos, de estruturas orgânicas funcionais que pudessem traduzir essa realidade para o público em geral. Surgiram a Galeria Municipal de Arte, as Reservas Museológicas Visitáveis e o Arquivo Municipal, todas elas com desempenhos na divulgação do acervo patrimonial, artístico, histórico e documental.

Com todas estas valências abertas à comunidade educativa e público em geral, o Espaço Memória é, também, um meio e uma ferramenta para o investigador da História.

Grande número de trabalhos académicos e artigos científicos foram já elaborados tendo por base investigação no Espaço Memória.

Pretende-se com este repositório de artigos e teses publicadas, onde o atual concelho do Barreiro é, de várias formas referido, criar um instrumento para uma centralidade na História Industrial, do Trabalho e da Resistência.

Registar