ESPAÇO MEMÓRIA | Apresentação

Espaço Memória

Espaço Memória

Imagine um local onde pode encontrar a Galeria Municipal de Arte, as Reservas Museológicas Visitáveis, e o Arquivo Municipal do Barreiro.

Já imaginou?

Nós também!

A pensar nos visitantes, a Autarquia reuniu os acervos patrimonial, artístico e documental num único local - o ESPAÇO MEMÓRIA.

Inaugurado oficialmente em 29 de junho de 2014, integrado nas comemorações do Dia da Cidade, este equipamento está centrado nos temas da história, identidade e património locais assumindo-se como porta aberta à investigação, divulgação e dinamização dos aspetos históricos e culturais do Concelho do Barreiro.

Palco privilegiado para a realização de exposições, rotas culturais, visitas guiadas e pesquisa documental, o ESPAÇO MEMÓRIA favorece os contactos com diversificados públicos, uma vez que dirige grande parte das suas ações à comunidade educativa e aos seniores da região. A riqueza do seu espólio documental justifica a presença assídua de investigadores da história local e de alunos  .

Com a inauguração da exposição permanente «Barreiro, Memória e Futuro», a 25 de junho de 2015, a componente marcadamente museológica deste ESPAÇO ficou ainda mais acessível a todos os visitantes. De forma temática e apelativa, os conteúdos são oferecidos à leitura e à experimentação coletiva. Tendo por base espólios, arqueológicos e outros, legados ou depositados na Autarquia, esta mostra apresenta ao público o trabalho de investigação que o Município desenvolveu sobre os vários setores de atividade aqui representados. Seja através de um exercício de memória pessoal, seja pela apreensão dos conteúdos disponíveis, o objetivo é reforçar a perceção do passado e do presente desta Cidade, na nossa memória coletiva, e com isso projetar o futuro.

Dentro do ESPAÇO MEMÓRIA há uma sala dedicada à consulta. Se pretende investigar o passado aceda ao espólio arquivístico documental e consulte os diferentes assuntos existentes em acervo. Através de registos escritos, fotográficos, fonográficos ou vídeo, este espólio é revelador da história barreirense. Qualquer um destes componentes arquivísticos se reveste de importância específica mas, de entre eles, salienta-se os que constituem o FHORAL - Fundo de História Oral.

Resultado da aposta municipal no património imaterial, este FHORAL constitui-se como uma âncora do ESPAÇO MEMÓRIA através da qual é possível ter acesso a um conjunto de entrevistas que podem ser exploradas e que são testemunhos na primeira pessoa, de temáticas e de eventos marcantes e reveladores da importância que o Barreiro ocupa no panorama nacional.

E porque ao longo dos tempos, por incorporação ou por aquisição, foi-se constituindo um acervo artístico municipal relevante saiba que, parte dele, constitui o espólio artístico residente. Uma sala de exposições temporárias espera a Sua visita. Porque apostamos no fortalecimento de elos entre a comunidade artística e este ESPAÇO.

Visite-nos!

+ Informações podem ser solicitadas através do email espacomemoria@cm-barreiro.pt, pelo telefone 21 206 81 85, ou presencialmente de 3ª feira a sábado – 10h00-13h00 | 14h00 – 18h00.Consulta documental de 2ª a 6ª feira – 9h00 – 12h30 | 14h00 – 17h00.

Endereço - Rua 17, nº 10 - Parque Empresarial do Barreiro, 2831 - 904 Barreiro.

Coordenadas gps - N 38º 39' 51,51" W 9º 03' 53,45"

http://memoriaefuturo.cm-barreiro.pt ou no Facebook em https://www.facebook.com/Patrim%C3%B3nio-Barreiro-251491738317561/?fref=ts

 

Print
Registar