A criação do Fundo de História Oral do Barreiro, adiante designado de FHORAL, tem como objetivo central a prática continuada de recolha de testemunhos, daqueles que, direta ou indiretamente, presenciaram ou protagonizaram acontecimentos relevantes ou representativos da vida social, política e cultural do concelho.
Sendo um reflexo da aposta municipal na preservação, estudo e divulgação deste património imaterial, o FHORAL assume-se enquanto fonte de informação fundamental para o conhecimento da história local e nacional.
Resultado de anos sucessivos de investigação histórica, o Fundo de História Oral é hoje composto por centenas de testemunhos de habitantes do concelho e abarca as mais variadas áreas temáticas. Associativismo, desporto, trabalho, resistência política e vivências quotidianas são, apenas, alguns exemplos.
Nesta fase, já é possível ao visitante ter um primeiro contacto com algumas das entrevistas realizadas. Os restantes testemunhos serão disponibilizados à medida que o seu processo de tratamento for ficando concluído.
Neste contexto, o Município do Barreiro editou, com recurso a alguns dos testemunhos recolhidos, os documentários Verão Quente de 1943 | A CUF no Barreiro: Memórias no Feminino | Vozes da Oposição.
O conhecimento, a salvaguarda e a valorização deste património são fundamentais.
O FHORAL é, por isso, uma âncora do Espaço Memória e um projeto em desenvolvimento contínuo.