ESPAÇO MEMÓRIA | Rota do Trabalho e da Indústria

A humanização do território | Povoamento e atividades primárias

Povoamento e atividades primárias

Povoamento e atividades primárias


O Sal e a Vinha

As vinhas da margem Sul do Tejo aparecem referenciadas nos documentos mais antigos sobre a região - século XII - e atestam a importância da atividade vitivinícola e da salinicultura. 
No que respeita ao espaço que é hoje o concelho do Barreiro estas referências remontam a 1257, para Coina, e a 1298, para o Lavradio. 
No que toca à salinicultura, há  registos documentais anteriores a 1317, no Lavradio, e também existem indícios de que esta actividade se tenha desenvolvido no estuário do Coina desde o século XIV.

Na primeira metade do século XIX, mais de um terço do solo do concelho do Barreiro está cultivado e em grande parte com vinhas. 
O destaque da produção vínica foi dado ao longo dos tempos pelo vinho da Barra a Barra e pelo afamado Bastardinho licoroso e fino que, em Lisboa, era bebido nas melhores casas e era exportado para muitas das cortes europeias. 

Quanto à salinicultura, (produção de sal), este género de primeira necessidade, continuou a produzir-se até ao início do século XX. Tal como aconteceu com a agricultura, a produção de sal vai desaparecer face à progressão industrial e urbana.

Print
Registar