A primeira fotografia reconhecida como tal, é uma imagem produzida em 1825 pelo francês Joseph Nicéphore Niépce, numa placa de estanho coberta por um derivado de petróleo. Foi produzida com uma câmara, tendo sido exigidas cerca de oito horas de exposição à luz solar.
A fotografia nasceu a preto e branco, ou melhor, preto sobre o branco, no início do século XIX. Desde as primeiras formas de fotografia que se popularizaram, aproximadamente na década de 1830, até às fotografias digitais atuais, houve uma grande evolução técnica e diminuição dos custos.
Contudo, a extraordinária invenção que foi a fotografia tornou-se rapidamente uma forma de documento, que devido à sua importância local, regional ou nacional passou desde muito cedo afazer parte dos Arquivos. O Arquivo Municipal do Barreiro, integrado no Espaço Memória, não foge a esta regra. Nesta ação educativa é proposto aos visitantes fazerem uma viagem no tempo através da imagem, ao Barreiro do século XIX e XX. Pretende-se apresentar imagens, que despertem curiosidade, saudade, riso, entre outras emoções, mas que em última análise, observando a memória dos locais através da fotografia, se posso analisar e comparar o presente, preparando o futuro
Nível de Ensino: 1º ciclo, 2º ciclo e 3º ciclo
Condições de Participação: Mediante inscrição
Necessidades Asseguradas pela Escola: Esta atividade carece de autocarro da responsabilidade da instituição escolar
Local: Espaço Memória
Duração: 50m